A terapêutica da Menopausa pode ser feita por hormônios ou por medicamentos chamado sintomáticos.
O fogacho ou calor da menopausa, que é o maior incomodo apresentado pela maioria das mulheres pode ser tratado por uma série de medicamentos. Dentre eles o mais utilizado são medicamentos antidepressivos pois eles agem na área de fogachos e também na área da depressão. Depressão também é um sintoma frequente da menopausa.
Ainda em relação aos fogachos podem ser usados medicamentos a base de fitoestrogênios. Importante ressaltar que a ação deles nem sempre é duradoura, ou seja, eles agem bem durante o início do tratamento, mas deixam de ser efetivos após certo tempo.
Para a secura vaginal, perda de urina e ardência nas relações sexuais pode ser usado medicamentos hormonais de uso vaginal com ação somente local.
Para a insônia. um importante sintoma, são receitados indutores do sono e/ou calmantes.
O mais importante é que cada medicamento age somente num sintoma, não existindo ainda medicamentos que ajam na menopausa como um todo.
Os medicamentos sintomáticos ou os medicamentos “naturais” não têm estudos que comprovem o benefício destes tratamentos no sistema ósseo, sistema nervoso e sexualidade e nem na manutenção da pele e cabelos.
É por isto que qualquer abordagem médica, séria e efetiva da menopausa deve ser baseada na individualização de cada mulher.
O que é bom para sua amiga ou para sua vizinha nem sempre é adequado para você.