Tratamento da menopausa

É importante definir que a menopausa não é uma doença. É um período na vida da mulher. Então, do ponto de vista estrito, a menopausa não precisa de tratamento. Mas, é inegável que os sintomas e as mudanças que acompanham a menopausa são muito intensos e merecem a atenção da medicina, da mulher, da sociedade e da família. Então quando falamos de tratamento da menopausa estamos nos referindo aos sintomas e mudanças que ocorrem no corpo da mulher. 

Se o que causa os sintomas é a falta de hormônio feminino, é mais ou menos claro que o que obtém os melhores resultados no tratamento é exatamente o uso deste hormônio. 

Os sintomas da menopausa podem ser tratados globalmente, através de hormônios, ou sintoma por sintoma. Exemplo: Insônia com indutores do sono, Depressão e Fogachos com antidepressivos e daí por diante.

A mulher produz naturalmente três hormônios. O estrogênio, a progesterona (também chamada de hormônio da gravidez) e pequenas quantidades de testosterona (que é o hormônio masculino). O mais importante é o estrogênio, hormônio feminino básico. 

O tratamento com hormônios é chamado de TH ou Terapia Hormonal