Nutrição na Menopausa

Imagem Pixabay

Como em qualquer mudança de fase da vida, a Menopausa também requer cuidados com a dieta. É o momento em que ocorre mudança da composição corporal, com perda muscular e mobilização de gorduras, modificando não só o metabolismo, mas a forma feminina da juventude.

Entre outras funções, a parede abdominal deve proteger as vísceras, órgãos vitais do corpo humano. Ao perceber a perda muscular natural da idade, nosso cérebro mobiliza gorduras para esta região, apenas com o propósito de manter a proteção, mas modificando a forma do corpo feminino.

Contudo, o controle efetivo do peso e o cuidado com alguns hábitos de vida, podem minimizar fortemente o impacto dessa mudança observada na Menopausa.  É o momento de equilibrar as proteínas do cardápio e modificar condutas simples, evitando a ingestão de líquidos com as refeições e adquirindo o hábito de contrair a parede abdominal várias vezes ao dia.

A ingestão de 5 porções de frutas ao dia garante a oferta suficiente de vitaminas e minerais, que darão sustentação à pele, além de contribuir para a eliminação de líquidos e toxinas, essencial para uma pele mais firme e saudável.

Sheila Maria Costa e Castro

Nutricionista – 22069

Especialização de Nutrição em Gerontologia (FMUSP)

www.sheilacastro.com  –  sheila.castro13@gmail.com